quarta-feira, 15 de abril de 2009

Em tempos como este...

Nos últimos dias o fluxo de pessoas que tem freqüentado o banco tem diminuído de uma maneira que chega a ser absurda.
É. Estamos em tempos de crise, onde nem mesmo para pedir um empréstimo as pessoas têm aparecido, o que faz com que meus dias sejam incrivelmente mais longos do que o normal.
Gosto de ouvir aquela velha história contada por aquele senhor, do sonho que ele tem em terminar de construir sua casa, ou mesmo, da divida que essa ou aquela pessoa precisa saldar com aquele valor que, para nós, muitas vezes não parece tão alto, mas que para aquela pessoa que está em nossa frente é o suficiente.
Não se pretende que as coisas mudem se sempre se é feito o mesmo.
A crise, no entanto, é a melhor coisa que pode ocorrer com pessoas e países, porque a crise traz progresso. A criatividade que se é adquirida vem na angustia, na tristeza e no desejo de se provar, como o dia nasce da noite mais escura. É na crise que se fazem os grandes descobrimentos, as idolatradas invenções de maior valor e as melhores estratégias. Como diria Einstein: “Quem supera a crise, supera a si mesmo sem se sentir “superado””.
A verdadeira e principal crise é a crise da incompetência. O mal das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis demais. Sem crise não existem desafios e nem sonhos. Sem desafios e sonhos, a vida torna-se algo rotineiro demais.
Ao invés de perdermos tanto tempo pensando na crise, deveríamos encará-la como algo grande e que faz com que tenhamos grande aprendizado. Devemos lutar! Lutar para superá-la!

Um comentário:

  1. Muitas pessoas perderam a graça de batalhar, lutar por algo... desejam tudo em suas mãos! Numa época de crise seria o momento ideal para nos unirmos, mas, infelismente, união é algo que estamos longe de adquirir!


    PAZ!

    ResponderExcluir